Project Description
PAS – Políticas Agroalimentares Sustentáveis : São Tomé e Príncipe
O setor agrícola são-tomense padece de múltiplas falhas, nomeadamente ao nível normativo, técnico e institucional, fatores que bloqueiam o desenvolvimento da agricultura no país, pondo em causa a segurança alimentar e nutricional da sua população. Neste contexto, é crucial investir na capacitação e empoderamento da sociedade civil e atores do mundo agrícola, para que estes possam participar ativamente na construção de um quadro favorável à melhoria da governação nos setores alimentar e agrícola em S. Tomé.
Objetivos
Contribuir para a boa governação multi-atores para a segurança alimentar e nutricional e para o desenvolvimento sustentável e inclusivo em São Tomé e Príncipe, contribuindo ainda para a realização do direito humano à alimentação e nutrição adequadas.
Reforçar a participação da sociedade civil e as suas capacidades para discussão e monitoramento da implementação de políticas públicas com impacto no acesso e gestão dos recursos naturais, redução da pobreza e da insegurança alimentar e nutricional.
Grupos alvo
- Dirigentes e técnicos das OSC Membros e não membros da RESCSAN-STP;
- Dirigentes e técnicos das Cooperativas agrícolas e Organizações de agricultores Familiares;
- Agricultores (particularmente jovens e mulheres); Dirigentes e quadros técnicos da administração pública nacional e da Região Autónoma do Príncipe.
Parceiros
- IMVF – Instituto Marquês de Valle Flor (Portugal)
- ACTUAR
- ADAPPA – Associação para Desenvolvimento Agro-Pecuário e Protecção de Ambiente (São Tomé e Príncipe)
Duração
- 36 meses
Produtos
Ações de formação:
- Intercâmbio Internacional: Mulheres, guardiãs dos sistemas alimentaressustentáveis: parcerias estratégicas para o empoderamento feminino
- Projeto PAS – Políticas Agroalimentares Sustentáveis promove a sessão de
encerramento da iniciativa “Direitos das Mulheres Rurais e Agroecologia”